CORRUPÇÃO

A corrupção é um câncer na sociedade.  Ouvimos falar isso desde que nascemos e não existe uma solução que possa acabar com isso definitivamente, pois o problema está na coluna cervical e não em algum membro que possa ser extirpado. Onde houver pessoas, vai haver corrupção.

A palavra corrupção vem do latim e significa quebrado, ou seja é um comportamento que renuncia, além das leis, a ética, a moral e a virtude.

O primeiro caso de corrupção documentada que se tem no Brasil foi na primeira oportunidade possível, Pero Vaz de Caminha, ao escrever o que a nau de Pedro Álvares Cabral encontrou nas nossas terras, aproveitou a oportunidade para fazer uma espécie de tráfico de influência e pedir a volta de seu genro para Portugal, degredado na África por ter roubado uma igreja e espancado o padre.

“A corrupção no Brasil está associada ao emprego de degredados na nossa colonização inicial. No século 16, pessoas que cometeram crimes em Portugal eram condenadas a cumprir suas penas aqui, forma utilizada para povoar com portugueses o Brasil e outras colônias lusitanas.” Geralmente eram crimes leves, como assoviar para mulheres, falar palavrões, ou criticar o rei. De qualquer forma, eram crimes (ou contravenções) e, a punição era vir para o Brasil.

De lá para cá não mudou muita coisa. Sempre que alguém pode, critica o nepostismo, a corrupção que não lhe traga nenhum benefício. Mas só nessa condição. Quando pode ganhar alguma coisa, surgem mil artifícios para amenizar o “jeitinho”. “Todos fazem isso, por que eu não?” “Não farei mais”, etc

Duas ações podem diminuir a corrupção, ou pelo menos, coloca-la em “níveis aceitáveis”, se é que podemos dizer assim. A primeira e melhor, só terá resultado em décadas – investimento em educação e conscientização – o que é errado não deve ser feito. Basicamente o princípio bíblico –  “amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (Jo 15, 12) ou seja, não faça aquilo que você não quer que façam para você.

A segunda, muito mais imediata seria diminuir a sensação de impunidade, com maior fiscalização e controle de todos os órgãos.

Prisão de pessoas que tenham sido condenadas em primeira instância, sem dar azo a recursos intermináveis, como o do caso atual dos mensaleiros, que cometaram crimes em 2005 e 2006 e acham que tiveram pouco tempo para preparar a sua defesa. Prisão também para pessoas a partir dos 16 anos, para que não fiquem pensando que podem cometer crimes até os 18 anos.

Ainda, é de se mencionar a polícia fazendo o seu papel e cortando na própria carne, como parece ter sido na operação de hoje, em que 6 policiais civis foram presos pela própria Polícia Civil. Esse é o caminho certo.

http://portaljornale.com.br/web/index.php/curitiba/item/1705-policiais-s%C3%A3o-presos-por-facilitar-tr%C3%A1fico

http://www.unodc.org/brazil/pt/programasglobais_corrupcao_causa.html

http://www.geomundo.com.br/sala-de-aula-10117.htm

http://www.jornaldamidia.com.br/2013/05/02/stf-termina-hoje-prazo-para-recurso-de-condenados-no-mensalao/

http://blogdoruialves.blogspot.com.br/2012/04/corrupcao.html

http://caiohostilio.com/2011/08/15/tem-receita-pronta-para-acabar-com-a-corrupcao/

Deixe um comentário